Informação importante sobre DTUIF & Infeções do Trato Urinário Felino

Published by
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Sentimentos de medo e ansiedade podem afetar o seu gato, assim como afeta a si. O stress pode ser originado por diversas razões. Pode ser porque trocou de casa recentemente ou porque tem um novo animal de companhia ou porque há um novo membro na família. Seja qual for o caso, se o seu gato demonstra stress, pode existir um problema subjacente. Uma das primeiras maneiras de detectar este problema é quando o seu gato não utiliza mais a sua caixa de areia. Ele começa a urinar noutros locais, a urinar contra a parede ou a ter dificuldades em urinar.

Small kitten sitting in a litter box.

Infelizmente, a micção inadequada é uma das razões mais comuns pelas quais os gatos são abandonados ou colocados no exterior da casa. Se o seu gato começar a marcar o território longe da caixa de areia, não será por vingança ou maldade; provavelmente é porque algo está errado. Embora possa ser um problema comportamental, primeiro deve ser descartado que o stress surgiu de um problema de saúde. Uma das causas médicas mais frequentes de um problema de micção é a doença do trato urinário inferior felino.

O que é DTUIF?

Doença do trato urinário inferior felino, ou DTUIF, é um termo utilizado para descrever um grupo de desordens ou doenças que afetam o trato urinário inferior felino (bexiga ou uretra). DTUIF é diagnosticado após outras causas médicas terem sido descartadas, nomeadamente infeção do trato urinário (ITUs) ou cálculos urinários nos rins. As causas incluem cristais ou cálculos na bexiga, infeções na bexiga, obstrução na uretra, inflamação na bexiga (também conhecida como cistite idiopática ou cistite intersticial) ou outras anonalias no trato urinário. DTUIF é uma das razões mais comuns pelo qual os gatos vão ao veterinário.

Sinais de alerta de Infeção no Trato Urinário Felino

  • Esticar para urinar: quando o animal tem cistite idiopática felina tem a tendência de se esticar para urinar, e eventualmente, pode levar a situações mais graves, como a formação de cálculos na bexiga ou uma obstrução na uretra. Gatos machos têm uma maior pré-disposição a desenvolver obstruções na uretra; esta é uma condição com risco de vida que faz com que o gato perca a capacidade de urinar.
  • Tentativas frequentes de urinar: Gatos com DTUIF têm uma vontade frequente de urinar, mas só conseguem urinar pequenas quantidades de cada vez.
  • Micção dolorosa: se o seu gato gemer ao urinar, este é um sinal revelador de que ele pode sentir dor.
  • Presença de sangue na urina
  • Lamber as áreas genitais ou abdominais: esta é uma maneira dos gatos aliviarem a dor.
  • Irritabilidade
  • Urinar fora da caixa de areia: observe se o seu gato está a urinar noutros locais que não sejam na caixa de areia, especialmente em superfícies frias, como azulejos ou na banheira.

O que fazer quando existir uma suspeita de DTUIF

Se o seu gato estiver com problemas em urinar e exibir outros sinais de DTUIF, deve ir ao veterinário o mais rapidamente possível. O seu veterinário vai fazer um exame físico e vai recolher amostras de urina. Análises ao sangue, radiografias e ecografia abdominal também podem ser recomendados para obter um diagnóstico.

A maioria dos casos de DTUIF melhora sem tratamento médico, mas os sinais podem surgir novamente. Embora possam não ser fatais, podem ser desconfortáveis, sendo fundamental realizar trtamento médico para melhorar a qualidade d evida do animal. Embora o tratamento da DTUIF dependa da causa subjacente, é sempre benéfico aumentar a ingestão de água do seu gato. Manter um peso saudável, fornecer alimentos húmidos e incentivar o uso da caixa de areia também pode ajudar. No entanto, existe certas condições que simplesmente não podem ser tratadas em casa. A cistite bacteriana deve ser tratada com antibióticos, enquanto que os cálculos devem ser removidos cirurgicamente.

É sempre melhor estar seguro. Um simples telefonema para o seu veterinário quando você perceber algum dos sintomas acima pode ajudar a diagnosticar um problema muito mais cedo e salvar seu gato de um período mais longo de desconforto. Também é importante monitorar seu gato após o diagnóstico de DTUIF durante o tratamento para garantir que o problema não ocorra porque os gatos são bons em esconder a dor.

Prevenir futuramente ITUs no seu gato

Após a sua visita ao veterinário, pode fazer outras alterações para diminuir a probabilidade da DTUIF voltar. As mudanças ambientais demonstraram reduzir a taxa de recorrência em 80% e também podem ajudar o seu gato a usar a caixa de areia. Isso inclui passar mais tempo com o seu gato, dar acesso às janelas e dar mais brinquedos. Também pode aumentar o número de caixas de areia em sua casa e verificar se estão devidamente limpas.

Produtos Relacionados