Alimentos húmidos vs. Alimentos secos para gatos: qual a melhor opção?

Published by
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Quando se leva para casa um gatinho, pode ser difícil escolher entre alimentos húmidos e secos. Ambos são excelentes fontes de nutrição e alguns tutores de animais de companhia optam por misturar os dois. Cada tipo de alimento tem vantagens e desvantagens próprias. Eis o que deve saber para poder decidir qual é o melhor para o seu gato.  

Vantagens dos alimentos húmidos para gatos

O alimento húmido para gatos é disponibilizado em porções previamente medidas que os gatos adoram. Há uma variedade de sabores deliciosos e formas disponíveis que oferecem diversidade às refeições dos gatos. Para os gatos com problemas dentários ou dificuldades em mastigar, os alimentos húmidos podem ser mais fáceis de ingerir. 

Os alimentos húmidos também oferecem água adicional, a qual é necessária para manter os gatos hidratados.  Mesmo com alimentos húmidos, os gatos devem ter sempre acesso a água limpa e fresca. O aumento da ingestão de água é, muitas vezes, recomendado para os gatos diagnosticados com determinados problemas de saúde, como doenças urinárias ou renais. Para estes gatos, são recomendados os alimentos clínicos em lata pois estes oferecem outros benefícios, como níveis controlados de minerais que são benéficos para os animais com tais problemas.   

Vantagens dos alimentos secos para gatos 

Os alimentos secos estão disponíveis em embalagens com um tamanho prático, mantendo-se em condições até à data de validade, desde que os guarde num local seco e fresco. Geralmente, são menos dispendiosos do que os alimentos húmidos, podendo, por isso, pesar menos no orçamento.

Alguns gatos ficam plenamente satisfeitos com alimentos secos como alimentação livre, ou seja, quando têm o comedouro com alimento para irem mordiscando durante o dia. Outros gatos comem muito depressa e devem ter refeições com porções controladas. Pode utilizar facilmente um copo medidor para controlar cada porção em gatos com excesso de peso. Os croquetes também podem ser utilizados em comedouros interativos para manter o seu gato ativo e feliz.

Alimentação mista

Rotinas de alimentação mista podem proporcionar o melhor dos dois mundos. Com uma rotina de alimentação mista, pode dar ao seu gato alimentos secos de manhã e húmidos ao anoitecer. Assim, o seu gato pode ir comendo os alimentos secos durante o dia, se assim o desejar, e mais ao final do dia pode deitar fora os alimentos húmidos ressequidos.

Pode igualmente misturar alimentos secos com alimentos húmidos, o que também pode ajudar a conferir mais alguma humidade à refeição. Se escolher esta opção, o alimento que for deixado no prato deverá ser deitado ao lixo após poucas horas.  No entanto, tenha em atenção que continua a ser importante manter um controlo correto das porções para garantir que o seu gato recebe a quantidade correta de nutrientes para manter um peso saudável.

Seja qual for o tipo de alimentação que escolher, o debate entre alimentos húmidos e secos para gatos não tem uma resposta óbvia. Cada gato tem preferências e gostos únicos. Fale com o veterinário do seu gato se tiver dúvidas entre escolher alimentos húmidos e secos, permitindo que sejam os gostos do seu amigo de quatro patas a determinar os sabores preferidos.  

PRODUTOS RELACIONADOS