Como manter o seu gato mais velho ativo?

Publicado por
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

À medida que os gatos envelhecem, começam a andar mais devagar, a saltar com mais cuidado e a brincar menos. Embora esses comportamentos sejam normais em gatos mais velhos, são uma preocupação para os seus tutores. Uma maneira de garantir que o seu gato não perde a sua vitalidade é incentivá-lo a exercitar-se para manter a sua mente e o seu corpo ativos e ágeis. O gatinho que levou para a sua casa há alguns anos ficou mais velho e depende de si manter a sua saúde física e mental.

Como não pode colocar o seu gato numa escola de treino, ele precisará de si para ajudá-lo com uma rotina de exercícios. Deseja saber qual é a maneira mais rápida de mantê-lo ativo? Brincar diariamente com ele pode ajudar. Os gatos são animais independentes, e alguns não gostam da ideia de exercitar-se, principalmente se forem mais velhos e tiverem problemas de saúde como artrite. No entanto, se simular e disfarçar o exercício na forma de um jogo, o seu gato fará o exercício diário que precisa para se manter saudável.

Passe tempo a brincar

Existem muitos brinquedos inteligentes que ajudam os gatos mais velhos a exercitarem-se, e tem opções pequenas, grandes, baratas e caras ... comece a testar devagar, pois é possível que o seu gato goste mais de um do que outros. Nas lojas de animais, encontrará inúmeras opções, mas lembre-se de escolher brinquedos e ferramentas apropriadas para a sua idade.Orange tabby kitten lying down playing with yellow ball on floor

Brinquedos pequenos que o seu gato pode gostar:

  • Uma varinha com penas para o seu gato perseguir
  • Erva-Gateira
  • Jogos interativos que deem prémio

Brinquedos grandes que o seu gato pode gostar:

  • Uma torre ou uma árvore para gatos
  • Raspadores
  • Uma roda para gatos (sim, como a dos hamsters!)

Exercícios para gatos que são gratuitos

Os gatos gostam de escalar, mas os gatos mais velhos com artrite podem começar a ter dificuldade em fazê-lo, principalmente se não se exercitarem regularmente. Faça uma mudança nos móveis da sua casa para que o seu gato possa saltar do chão para uma cadeira ou para um banco baixo, e dai para o sofá para deitar-se e dormir. Se tem uma torre de gatos, incentive-o a continuar a usá-la, colocando biscoitos nos diferentes níveis; para motivar o seu gato a saltar e seguidamente comer os biscoitos. E se não tiver nenhuma, pode ser uma boa ideia adquirir uma ou ter algo semelhante que permita ao seu gato subir e descer.

Tem relva em casa? Utilize para encher uma meia velha! Melhor ainda: costure uma corda na meia para que ela possa ser arrastada pelo chão a uma distância segura e faça com que o seu gato a persiga.

Procure em sua casa objetos que talvez o seu gato gostasse de brincar. Tem alguns tecidos velhos que pode costurar para fazer uma bola? Tente fazer isso: o seu gato irá interagir com ela e persegui-la por toda a casa. Evidentemente, é aconselhável evitar as bolas de lã, pois o seu gato pode engolir os fios ou ficar preso neles e magoar-se. E se for sacos de papel ou caixas de papelão vazios? Se fizer barulhos na caixa, o seu gato irá saltar para caçar a "presa" escondida. Pegue num pau e um barbante e faça uma varinha ou uma "vara de pescar" com a qual o seu gato possa interagir.

Se o seu gato gosta de passar os dias no parapeito da janela, a apanhar sol e a observar a natureza, coloque um alimentador para pássaros do lado de fora da janela. Será como uma televisão, irá atrair visitantes novos dentro para o campo visual do seu gato. Dessa forma, ele irá saltar para ver os pássaros, que estarão mais do que dispostos a divertir o seu gato em troca de alimento.

Tem mais que um gato? A probabilidade de vários gatos brincarem uns com os outros é maior do que um único gato brincar sozinho. Distribua os brinquedos e é muito possível que um deles incentive o outro a começar a mexer-se.

Jogos Mentais 

Gatos mais velhos também precisam exercitar a sua mente, e uma maneira de ajudar o seu gato a manter a perspicácia mental é através de jogos que estejam relacionados com alimentos. Primeiro, em vez de lhe dar uma grande quantidade de alimento de uma só vez, esconda pequenas quantidades por toda a casa. Coloque croquetes em diferentes alturas, para que o seu gato tenha que de se esforçar um pouco mais e incentive-o a encontrá-los. Outra maneira de estimular a sua saúde mental são os brinquedos com “prémios”. Esses brinquedos fazem o seu gato interagir para receber um prémio no final. Lembre-se sempre de deixar outros alimentos num local facilmente acessível para garantir que, independentemente de resolver o quebra-cabeças, o seu gato tenha uma nutrição ideal.

Escolha alimentos nutritivos

A nutrição desempenha um papel muito importante para manter os gatos mais velhos saudáveis e ativos. Antes de fazer alterações à sua dieta, verifique sempre com o veterinário e garanta que os alimentos e recompensas que dá, são adequados para satisfazer as suas necessidades físicas e mentais. De acordo com a revista "Topics in Companion Animal Medicine", para gatos mais velhos "é benéfico uma dieta suplementada com antioxidantes, ácidos gordos e fibra prebiótica

Se o seu gato gosta de brinquedos de quebra-cabeça, terá que ter em casa “prémios” para o incentivar.  Utilize o alimento seco e húmido da gama Science Plan para fazer “prémios” saudáveis. 

Um último conselho: não deixe passar muito tempo até introduzir jogos e exercícios que mantenham o seu gato ativo no dia a dia. Quanto mais cedo começar, mais saudável e feliz será para o resto da vida.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias. Erin tem uma vasta experiência profissional em SEO e tudo o que está relacionado com redes sociais. Ela licenciou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em escrita criativa. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

 

Produtos Relacionados