Náuseas e diarreia: são uma emergência em cães?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

O seu cão está a vomitar? Notou uma mudança na cor ou na consistência das suas fezes? As náuseas e a diarreia são muito comuns nos animais de companhia e podem ser causados por muitas coisas. Muitas vezes não é nada de preocupante - podem ter ingerido algo desagradável ou apanhado um vírus, tal como nós. Embora a maioria dos casos se resolva por si só, é preciso ter cuidado porque, por vezes, pode ser sinal de uma doença mais preocupante. Os vómitos, em especial, podem causar desidratação rápida. Seguem-se algumas indicações para o ajudar a decidir se as náuseas ou a diarreia do seu animal de companhia exigem cuidados veterinários

Agir

O primeiro passo, se o seu cão estiver a vomitar, é parar de o alimentar e certificar-se de que tem muita água fresca disponível. Se o seu cão continuar a vomitar durante mais de 8 horas ou se os vómitos forem muito frequentes, consulte um veterinário. Normalmente, não há necessidade de suspender a alimentação se seu cão tiver diarreia. A diarreia autolimitada deve normalmente desaparecer em 2-3 dias.

No entanto, há algumas circunstâncias em que não deve esperar 24 horas antes de falar com o veterinário, se o seu cão estiver doente.

Contacte o seu veterinário se…

  • O seu cão for jovem ou geriátrico (pois podem ficar desidratados muito rapidamente)
  • O seu cão tiver um problema de saúde, por exemplo diabetes
  • O seu cão já estiver a tomar medicamentos. Peça aconselhamento sobre se a medicação pode ou deve ser interrompida enquanto o seu animal de companhia está doente
  • Observar sangue no vómito ou na diarreia, ou se defecar material negro com aspeto de alcatrão
  • O seu cão parecer muito infeliz, ficar deprimido ou as gengivas parecerem secas e viscosas
  • O abdómen do seu cão começar a inchar ou se começar a ganir ou tentar vomitar mas não sair nada. O edema pode ser sinal de um problema grave - por isso, contacte imediatamente o seu veterinário se o detetar.
  • Após 24 horas, se a dor abdominal do seu cão parecer estar a melhorar e precisar de conselhos sobre como o alimentar a seguir, fale com o seu veterinário. Os veterinários recomendam frequentemente um alimento especialmente formulado, como o Hill's Prescription Diet i/d, em vez de um regresso imediato à alimentação normal do seu animal de companhia.

Um último conselho – contacte o seu veterinário antes de levar o seu cão à clínica veterinária. O veterinário pode pedir-lhe para aguardar numa zona de espera diferente se suspeitar que o seu cão possa ter um problema infecioso.

Artigos relacionados

  • Como podem as alergias alimentares afetar o seu cão?

    Dogs running Descubra os sinais de alerta, os sinais clínicos e os tratamentos de alergias alimentares e intolerância alimentar em cães e como afetam o seu animal de companhia.
  • Problemas de pele nos cães

    Dogs running Descubra os sinais de alerta, sinais clínicos e tratamentos da dermatite alérgica e outros problemas de pele em cães.
  • O seu cão está em forma?

    Dogs running Como pode identificar se o seu cão tem excesso de peso? Primeiro, peça ao veterinário que pese o seu cão nas consultas de rotina. Entre as consultas de rotina, coloque as mãos nas costelas do seu cão, é difícil ou mesmo impossível senti-las? Nesse caso, é provável que o seu cão tenha excesso de peso.
  • Controlar o peso do seu cachorro

    Sabia que um animal de companhia com obesidade é definido como estando 15% ou mais acima do peso ideal? Isto traduz-se em apenas 330 gramas para um cão de raça pequena como um Chihuahua, mas mais de 7,5 quilogramas para um Rottweiler.