O que fazer com os cães e gatos quando viaja

Publicado por
Tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Há muito tempo que espera pelas férias. Mas o que fazer com os seus amigos de quatro patas? Se os seus planos de férias não são adequados para animais de companhia, poderá não saber o que fazer com o seu cão, e muito menos com o seu gato, durante as férias. Felizmente, existem muitas alternativas de cuidados para animais enquanto viaja de férias.

Opções de cuidados para animais de companhia

Dependendo do local onde vive, poderá exigir alguma criatividade, mas geralmente não é difícil encontrar soluções.

Alojamento num hotel para animais de companhia

Se o seu animal é saudável e se dá bem com outros animais, o alojamento num hotel para animais ou num canil poderá ser uma boa opção. O nível de conforto, cuidados e atenção pessoal que o seu animal de companhia irá receber, depende do valor que estiver disposto a pagar, refere a PetBacker. Se decidir alojar o seu animal de companhia num hotel deste género, deve:

two cats sitting by the window and watches people

  • Certificar-se que o seu animal de companhia está vacinado. Para além das vacinas contra a raiva, esgana e parvovirose, o seu cão poderá ter de receber a vacina contra a bactéria Bordetella antes da sua estadia num canil. Muitas destas instalações exigem um certificado de saúde emitido por um veterinário, como prova de que o animal foi vacinado e é saudável.

  • Eliminar pulgas, carraças e outros parasitas. Se o seu animal de companhia está a seguir um protocolo de prevenção regular, esta informação poderá constar no seu certificado de saúde.

  • Prepare uma dose do seu alimento habitual que seja suficiente para toda a estadia. Uma mudança súbita de alimento pode afetar os estômagos dos cães e dos gatos, por isso muitos hotéis e canis pedem que leve o seu alimento de eleição.

  • Prepare a sua medicação, juntamente com instruções. Se o seu animal de companhia toma medicação regular, deixe doses suficientes para toda a estadia. Não se esqueça também de fornecer instruções detalhadas ao cuidador e de partilhar os dados de contacto do veterinário.

  • Deixar que leve algo de casa. Embora seja tentador deixar o seu animal de companhia levar o seu brinquedo favorito, será melhor levar algo que não fará falta caso seja destruído ou esquecido. Uma "t-shirt" antiga ou manta com o seu odor irá ajudar a reconfortar o seu animal.

  • Fazer uma visita às instalações antes da sua viagem. Se possível, leve o seu cão ou gatinho às instalações alguns dias antes da sua viagem e deixe-os familiarizar-se com o espaço e com as pessoas que lá trabalham. Tudo isso ajudará o seu animal de companhia a sentir-se mas confortável quando o deixar para uma estadia prolongada.

Alojamento privado

Se gosta da ideia de deixar o seu animal de companhia com um cuidador, mas acha que os hotéis para animais e canis são demasiado impessoais, existe outra opção: um alojamento privado. Tratam-se de profissionais que prestam cuidados para animais nas suas próprias casas. Embora seja uma opção mais dispendiosa do que um canil, providenciará um ambiente mais "caseiro" ao seu amigo de quatro patas, bem como cuidados personalizados e atenção individualizada. Se esta opção lhe agrada, existem aplicações para encontrar cuidadores confiáveis em toda a Europa.

Para além dos pontos acima indicados, também será uma boa ideia contactar o cuidador para saber se têm algum requisito ou itens que deverá levar para o seu animal de companhia. Pergunte também quantos animais tratam ao mesmo tempo e que outras raças estarão presentes juntamente com o seu animal de companhia para garantir que este se adaptará bem durante a estadia.

Schnauzer boarding in pet hotel

Ficar com um amigo

Ainda melhor do que um cuidador privado é um amigo ou familiar que já conhece o seu cão ou gato. Confirme se algum dos seus amigos ou familiares estão dispostos a acolher temporariamente o seu animal de companhia enquanto estiver fora. Se assim for, certifique-se de que lhes fornece alimento, medicamentos, as instruções de cuidados especiais e números de contacto (seus e do seu veterinário). Pondere oferecer uma compensação por quaisquer outras despesas incorridas durante o alojamento do seu patudo.

Contactar um "pet-sitter"

Um "pet-sitter" é alguém que pode ficar em sua casa e cuidar do seu animal de companhia. Esta pode ser uma excelente opção se o seu animal de companhia preferir ficar na sua casa. As pessoas que cuidam de animais de companhia nas suas próprias casas deverão receber uma lista que inclua instruções detalhadas sobre os cuidados do seu amigo de quatro patas, bem como ter acesso aos seus dados de contacto e do seu veterinário. Para proteção do cuidador e do seu amigo, o animal deverá ter a vacinação em dia e estar livre de pulgas e carraças.

Peça ajuda a um vizinho

Se não for desfrutar de umas férias prolongadas, poderá encontrar um vizinho que não se importe de ir algumas vezes por dia a sua casa ver os seus animais e garantir que estes têm comida, água e alguma companhia. Para os gatos tendem a necessitar de menor atenção, esta pode ser uma ótima alternativa enquanto desfruta das suas férias. Um adolescente responsável que aceite ajudar fará o papel de "pet-sitter" com todo o gosto, com um custo muito mais baixo do que se recorrer a um profissional. Se não tiver familiares ou amigos que possam dar uma olhadela pelo seu patudo, um vizinho que necessite de companhia poderá fazê-lo sem hesitar.

Troca de casas com outro viajante

Uma outra opção, embora menos convencional, é participar numa troca de casas com outro viajante. Um website como Love Home Swap poderá ajudá-lo a encontrar viajantes, por toda a Europa, que também gostem de animais e que tenham interesse em trocar de casas consigo e cuidar do seu animal de companhia. Os websites de troca de casas analisam os seus membros e disponibilizam comentários para garantir que trocará de casa com uma pessoa responsável e igualmente apaixonada por animais.

Quer solicite os serviços de um "pet-sitter", peça ajuda a um vizinho ou troque de casa com outro viajante, qualquer pessoa que tome conta do seu animal de companhia em sua casa também deverá receber uma lista que inclua instruções detalhadas sobre os cuidados do seu amigo de quatro patas, bem como ter acesso aos seus dados de contacto e do seu veterinário. Para proteção do cuidador e do seu amigo, o animal deverá ter a vacinação em dia e estar livre de pulgas e carraças.

Dicas rápidas para levar o seu animal de companhia de férias

Embora os gatos, em geral, prefiram ficar em casa, se levar o seu cão de férias consigo, haverá surgir situações em que não poderá acompanhá-lo. Se não for permitido deixá-los num quarto de hotel durante algumas horas, qual a solução? Encontrar um espaço de convívio para animais que receba o seu amigo poderá ser a escolha certa. Se as suas atividades forem demoradas, procure um hotel ou um alojamento para animais.

close up, cat and dog together lying on the floor

Comece por procurar um hotel "pet-friendly" na zona onde irá viajar. Procure um espaço que permita que os animais fiquem sozinhos no quarto durante curtos períodos ou que ofereça serviços de "pet-sitting" ou estadias para animais. Se não conseguir encontrar um destes hotéis, procure opções de estadias para animais de companhia. Em qualquer situação, ligue com antecedência para os hotéis ou locais que oferecem estes serviços e coloque as seguintes perguntas:

  • É necessário fazer uma reserva para o meu animal de companhia?

  • Qual o horário dos serviços de "pet-sitting"?

  • Quais são as regras destes serviços?

  • Quais os requisitos sanitários para o meu animal de companhia?

  • O que devo levar para o meu animal de companhia?

  • Durante quanto tempo posso deixar o meu animal de companhia?

Outra opção é esquecer os hotéis e optar por alugar uma casa ou um alojamento do Airbnb que aceite animais. Desta forma, terá mais flexibilidade em deixar o seu cão ou gato em casa, sempre que necessário.

Se levar o seu cão e/ou gato consigo não é sequer uma opção, existem muitas outras alternativas para o seu animal de companhia enquanto viaja, para que possa desfrutar das suas férias tendo a certeza de que o seu companheiro está à sua espera, são e salvo.

Contributor Bio

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia, blogger sobre animais de companhia e romancista de Tulsa, Oklahoma (EUA), onde costuma escrever sob a supervisão de imensos patudos.

Artigos relacionados

Produtos relacionados