COMPORTAMENTO E APARÊNCIA

Explore os artigos abaixo para obter mais informações sobre os tipos de personalidade dos gatos. 

0 Resultados ordenados por

Relevância

O que lhe está a dizer o seu gato

Se os gatos pudessem falar, os donos podiam fazer-lhes muitas perguntas. Como: Tens fome? Por que gostas de esconder-te em sacos de papel? Tens mesmo de arranhar o sofá? Os gatos são, sem dúvida, misteriosos, mas vale a pena tentar compreender o que estão a pensar e por que se comportam de uma determinada forma. Para aprender a "linguagem dos gatos" preste atenção a vários sinais, como postura corporal, expressão facial e vocalizações. Isto irá não só aproximá-lo do seu gato, como também ajudar a resolver situações de mau comportamento. 

cat lean on sofa playing

Psicologia e comportamento dos gatos 

Seja qual for a personalidade do seu gato, apostamos que é forte. Enérgico, tranquilo, brincalhão – cada um tem uma personalidade distinta, repleta de mistério. Cada dono de um gato concorda que os felinos peludos fazem coisas estranhas, mas divertidas. Podem esconder-se no lava-louças da cozinha, massajar-lhe a cabeça enquanto dorme ou dar um salto para cima de um pedaço de alimento. Embora possa considerar que o seu comportamento seja engraçado e divertido, o gato está apenas a agir de acordo com os seus instintos de felino. Mas se o seu gato tem problemas de comportamento, lembre-se que talvez esteja apenas a tentar dizer-lhe alguma coisa. Uma forma de decifrar o que está a tentar comunicar é ouvir os seus sons. Quer esteja a miar, a ronronar, a bufar, a gemer ou mesmo a guinchar, cada som é um pequeno indício do seu processo de pensamento. 

cat on table

Linguagem corporal dos gatos

Os gatos usam a linguagem corporal quase exclusivamente para comunicar as suas necessidades e emoções. As caudas são bons indicadores do seu humor quando querem dizer "brinca comigo" ou "não me incomodes". Veja, por exemplo, a linguagem da cauda dos gatos: quando está curvada como um ponto de interrogação, isso significa que quer a sua atenção. Se a cauda estiver a apontar para baixo, isso pode ser um sinal de agressividade. Do mesmo modo, outras ações como esfregar o focinho na sua perna ou rebolar de costas significa que se sente confortável e que confia em si. As orelhas também podem indicar que está zangado quando estão achatadas sobre a cabeça. Se estiverem esticadas e inclinadas para a frente, isso significa que está descontraído e feliz.