Escovar o seu cachorro

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Escovar o seu cachorro fortalece o vosso vínculo

Todos os cachorros devem ser escovados diariamente e não apenas para melhorar o estado da pele e do pelo. A escovagem ajuda o cachorro a habituar-se a ser cuidado e permite-lhe conhecer melhor o seu corpo. Isto é particularmente importante para detetar possíveis problemas de saúde nos primeiros meses de vida do seu cachorro. A escovagem diária permite-lhe detetar rapidamente problemas de pele, tais como erupções cutâneas ou eczema, e sinais de parasitas como ácaros, carraças e pulgas. Por último, mas não menos importante, é também uma excelente forma de reforçar o vínculo entre o tutor e o animal de companhia.

Dedique-se à escovagem

A escovagem do seu cachorro deve ser realizada todos os dias, independentemente do tamanho do pelo, mas será necessário mais tempo e atenção para cuidar das raças com pelo mais comprido. Quase todos os cães gostam de ser escovados e acariciados, especialmente se começar desde que são cachorros.

Recompensas. Com uma escova especial para cachorros, comece por escovar em sessões curtas, o suficiente para passar uma vez por todo o corpo, e depois prolongue gradualmente as sessões. Quando o seu cão aceitar o que está a fazer e ficar imóvel algum tempo, pare e ofereça-lhe uma recompensa, como um passeio, um jogo ou um biscoito saudável. Isto ajudará o seu cachorro a perceber que ao estar quieto recebe recompensas, o que torna a escovagem mais fácil e agradável para os dois.

Escovagem em cima de uma mesa. Se escovar ocasionalmente o seu cachorro em cima de uma mesa, ele vai habituar-se a essa posição, o que poderá ser útil quando visitar o veterinário ou um profissional. Nunca deixe um cão de qualquer idade sozinho em cima de uma mesa, pois existe o risco de se lesionar gravemente em caso de queda. Se o seu cão parecer assustado por estar em cima de uma mesa, escove-o no chão.

Áreas sensíveis. A cabeça do cachorro é muito sensível, por isso seja bastante cuidadoso ao escovar essa zona. Se vir secreções nos ouvidos ou nos olhos, dirija-se ao veterinário.

Inquietude. Se o seu cachorro estiver inquieto, segure-o firmemente com as duas mãos até que ele pare. Converse com o seu cachorro, tranquilize-o e elogie-o quando se mantiver quieto.

Manter o pelo do cachorro cortado

Pelo. É recomendável cortar o pelo do seu cachorro regularmente, sobretudo à volta dos olhos, das orelhas e das patas. Tenha especial cuidado nestas áreas, uma vez que os cachorros inquietos e a tesoura não são a melhor combinação! Se a raça do seu cachorro exigir um corte especial para se manter no seu melhor, ou se apenas quiser jogar pelo seguro, aconselhe-se com um profissional. 

Unhas. As unhas do seu cachorro desgastam-se naturalmente quando começam a passear, a escavar no jardim e a explorar. Muitas pessoas acham que as unhas têm de ser cortadas, mas isso não deveria ser preciso. Muitos cães acabam por viver experiências dolorosas se as unhas forem aparadas desnecessariamente ou cortadas muito curtas e isso pode causar associações negativas com qualquer toque nas patas. Se estiver preocupado porque as unhas do seu cachorro estão demasiado compridas, peça ao veterinário ou a um membro da equipa clínica que as verifique.

Os cachorros têm de tomar banho?

Os banhos em excesso podem eliminar os óleos e as defesas naturais do pelo dos cães. A maior parte das raças de pelo curto e médio só precisam de tomar banho caso se sujem num passeio muito lamacento ou rebolem sobre algo desagradável. O mesmo se aplica se mantiver o pelo das raças de pelo mais comprido desembaraçado através da escovagem diária. 

Banho em segurança: Escorregar e deslizar pode afetar a confiança do cachorro na hora do banho e também pode implicar o risco de lesão. Se decidir que o seu cachorro precisa de um banho, coloque um tapete de borracha antideslizante na banheira para o manter em segurança. Lembre-se de usar sempre um champô especial para cachorros.

 

Deve recorrer a um profissional?

Geralmente, os tutores podem escovar a maior parte dos cães. É uma experiência agradável que une ainda mais o tutor ao animal de companhia e ficará feliz por lhe dedicar o seu tempo.

No entanto, se o seu cachorro se tornar um adulto com pelo comprido, precisará de um pouco mais de manutenção. Neste caso, o corte do pelo poderá ser realizado melhor por um profissional. Como é evidente, o ideal é que o profissional torne a experiência agradável para o cachorro. Deve informar-se quanto à experiência e formação do profissional e talvez ver outros cães que tenham estado ao seu cuidado.

O veterinário poderá recomendar-lhe um bom profissional para cuidar do pelo do seu cão.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados

Produtos relacionados